sexta-feira, 18 de novembro de 2011

HISTÓRIA DO LÁPIS

A História do Lápis



O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura perguntou:
-Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco
-E, por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
-Estou escrevendo sobre você, é verdade.
Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.

O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial. E disse:

-Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
No entanto, a avó respondeu:

- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo:
'Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Essa mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.

'Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.

' 'Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.

"Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.

' 'Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação.'
 
AUTOR DESCONHECIDO
 
http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=3656363680382884661
 

A ESCOLA DE MEUS SONHOS

Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade de aprender que em vocês é natural
Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos: que possibilitasse seu crescimento físico e sadio.Normal
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a natureza, o ar, a matéria, as plantas, os animais, seu próprio corpo. Deus.
Mas que ensinasse primeiro pela observação, pela descoberta, pela experimentação.
E que dessas coisas lhes ensinasse não só o conhecer, como também a aceitar, a amar e preservar.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a nossa história e a nossa terra de uma maneira viva e atraente.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse a usarem bem a nossa língua, a pensarem e a se expressarem com clareza.
Eu queria uma escola que lhes ensinassem a pensar, a raciocinar, a procurar soluções. Eu queria uma escola que desde cedo usasse materiais concretos para que vocês pudessem ir formando corretamente os conceitos
matemáticos, os conceitos de números, as operações... Usando palitos, tampinhas, pedrinhas...só porcariinhas!... fazendo vocês aprenderem brincando...
Oh! Meu Deus! Deus que livre vocês de uma escola em que tenham que copiar pontos. Deus que livre vocês de decorar sem entender, nomes, datas, fatos...
Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos "prontos", mediocramente embalados nos livros didáticos descartáveis.
Deus que livre vocês de ficarem passivos, ouvindo e repetindo, repetindo repetindo, repetindo...
Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, a cooperar, a respeitar, a esperar, a saber viver em comunidade, em união.
Que vocês aprendessem a transformar e criar.
Que lhes desse múltiplos meios de vocês expressarem cada sentimento, cada drama, cada emoção.
Ah! E antes que eu me esqueça: Deus que livre vocês de um professor incompetente.
Para vocês, Professores, meu carinho e minha admiração. abraços pelo dia-a-dia. (Carlos Drumond de Andrade)
FONTE: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/mensagem1.htm

http://fran-ensinaraprender.blogspot.com/2011/02/escola-dos-sonhos.html

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Professores e tecnologia educacional: essa dupla tem futuro!

GOSTEI MUITO DESTE TEXTO E RESOLVI COMPARTILHAR COM VOCÊS

Professores e tecnologia educacional: essa dupla tem futuro!

É muito comum ouvirmos de professores que é difícil motivar os alunos, que eles estão desinteressados, que não estudam, que a juventude de hoje está cada vez mais irreverente, entre outros comentários de quem trabalha muito, está cansado, e gostaria de obter outro tipo de resultado do seu empenho profissional. Os professores gostariam de ver seus alunos interessados, estudando, animados com as suas propostas. Isso nem sempre é assim, por vários motivos que não precisamos mencionar aqui.
O que surpreende, no entanto, é que, quando levantamos dados de como os alunos interagem com os professores por meio da tecnologia, o que vemos são estudantes interessados, que querem se aproximar dos professores e gostam de trocar palavras carinhosas com eles.
Se observarmos os comentários que os alunos deixam nos blogs de seus professores, perceberemos que eles são bastante carinhosos. Encontramos também cobranças de materiais a serem postados como a publicação de gabaritos, o que significa que os alunos não andam tão desinteressados assim. Veja somente alguns, pescados ao acaso. Note que, ao inserir comentários em blogs, os alunos aproveitam para se expressar em linguagem de Internet que deve ser usada nos seus trabalhos escolares se os alunos forem bem orientados.
1.    Boa essa Revisão Muito Boa
2.    prof, coloca a letra das músicas pra download também
3.    Aew Grande (NOME DO PROFESSOR)...
Parabéns pelo conteúdo aqui postado...
Valeu mesmo.
Abração.
4.    essa pesquisa foi bem legal nós aprendemos um pouco mais sobre os portugueses, bandeirantes, viajantes, São Paulo e mais SABE?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
5.    Feliz Natal (NOME DA PROFESSORA)Obrigada por estar au meu lado o ano inteiro eu adorei ficar com vc, vc é divertida, amorosa, gentil, legal eu te amo muito eu adorei vc é demais vc é a melhor professora do universo inteiro da galáxia interia. Feliz Natal para vc para sua família e para todos! Você está de parabéns por ser isso que vc é de verdade e mostrar para todos o que vc é realmente. PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Big Beijos de sabor de mel
(NOME DA ALUNA E TURMA)
Agradeço aos professores do Colégio Pentágono, de Alphaville, do Colégio SER, de Jundiaí, do Colégio Doze de Outubro, de São Paulo, do Colégio Visconde de Porto Seguro, de São Paulo, do Colégio Walter Fortunato, de São José dos Campos/SP, do Colégio 7 de Setembro, de Fortaleza, do Colégio Caetanos Álvares, de São Paulo e do colégio Maxi, de Cuiabá, que gentilmente partilharam as experiências que compõem este artigo.
*****
Betina von Staa é coordenadora de pesquisa em tecnologia educacional e articulista da divisão de portais da Positivo Informática. Autora e docente de cursos on-line para a COGEAE, a Fundação Vanzolini e o UnicenP, é doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP.
http://www.educacionalpositivo.com.br/articulistas/outrosOutros_artigo.asp?artigo=artigo

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÂO


conectadoespm.blogspot.com

O avanço da tecnologia na educação é de suma importância para o aperfeiçoamento de novos conhecimentos, e nós professores devemos acompanhar e participar dessas mudanças para aprofundar a aprendizagem de nossos alunos.

Minha expectativa na oficina de Blogs

Espero que esta Oficina oferecida pela NTE/SEMED Aracaju me ofereça as informações necessárias para a construção e administração do meu Blog que estou aprendendo a criar.

Para maiores informações sobre a Oficina clique aqui